LASER CO2 - CONJUNTO DE FORMAÇÃO

O laser entrou hoje em todos os domínios da actividade humana. Utilizamos lasers para trabalhar materiais, para comunicar, para nos tratarmos e até para reproduzirmos para nosso prazer imagens tridimensionais e música.

Pouquíssimas serão as zonas de produção industrial e dos serviços que não utilizam lasers para medir e monitorar os mais diversos processos. E o laser tem apenas vinte e cinco anos.

É de esperar que cada vez mais seja um objecto de larguíssima disseminação.

Nestas condições importa que se saiba claramente quais as capacidades reais do laser, que se tenha um nível de entendimento do que está envolvido na concepção e construção do laser, que haja a possibilidade de treinar pessoal na manutenção e reparação de lasers.

O conjunto para formação em lasers CO2 destina-se ao treino na montagem, manutenção e reparação de lasers bem como ao conhecimento detalhado das propriedades e do comportamento do laser de CO2, ao mesmo tempo que se pode fazer algum processamento de materiais.

A escolha do laser de CO2 deve-se em primeiro lugar ao facto de ser o laser mais empregue na indústria, designadamente de curtumes, calçado, metalomecânica, têxtil, confecções e ainda medicina, e em segundo lugar porque admite a separação em componentes que constituem os diversos sistemas integrantes deste "Laser de CO2, conjunto para formação".

Este trabalho subdivide-se em duas partes. A primeira faz uma descrição técnico-científica sucinta do laser de CO2, e a segunda é um manual de instruções para a realização de experiências.

Nessa descrição são focados aspectos da sua concepção teórica (meio amplificador, excitação do meio e cavidade óptica), composição tecnológica (tubo de descarga, fonte de alta tensão, sistema de circulação de gás e sistema de arrefecimento) e características particulares (potência de saída, diâmetro e divergência do feixe). O manual de instrução é composto por uma lista de material, onde se distingue o material fornecido no conjunto e o que é suposto existir no laboratório de óptica onde serão realizadas as experiências, uma descrição sucinta do próprio material do conjunto e uma lista de experiências a realizar englobadas em três grandes blocos (montagem e arranque do laser, determinação das características do laser e características do feixe do laser).

O conjunto está organizado para se poder construir um laser de CO2 a partir dos seus componentes, e determinar as melhores condições de funcionamento e portanto, também, conhecer as causas do abaixamento de potência e outras avarias que ocorrem em lasers.


Prémio NOVAS TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO 1987 PARA JOVENS INVESTIGADORES DOS 18 AOS 27 ANOS 2º PRÉMIO LASER DIDÁCTICO CO2 JAIME ALONSO


[ Quem Somos | Contratos de I&D | Produtos | Notícias | Publicações
Formação | Prémios | Clientes | Mapa do Site | Home Page ]

© Copyright 1996, 1999, INETI - DOP
Última actualização:03-04-2000
Pedidos de informações: Drª. Cristina Aguiar
Webmaster: Luís Crespo
Art Director: Dr. Carlos Duarte
Responsável: Engº. José Cabrita Freitas
Campus do INETI, Edifício D - Estrada do Paço do Lumiar, 22 - 1649-038 Lisboa, Portugal - Tel.: +351. 217 165 181 - Fax: +351. 217 163 048
Linha Verde do INETI
800 227 000